quarta-feira, 20 de abril de 2011

História da nossa Débora no Blog do mjPOP - RJ!

Historia de vida: A fé que remove injustiças - Débora Moreira

Débora Moreira Rodrigues Ferreira tem 17 anos e mora com a mãe em Santo Aleixo, bairro da periferia de Jaboatão dos Guararapes – PE, cidade onde nasceu. Seus pais se separaram quando ela ainda tinha somente 04 anos, porque seu pai enfrentava problemas com o alcoolismo: “agora, graças a Deus e ao AA (Alcoólicos Anônimos), ele não tem mais este problema”. Há pouco tempo, ela perdeu seu irmão em um acidente de trânsito. A dor levou ela a se aproximar da fé, freqüentando o Ponto Missionário existente em seu bairro, vinculado à Diocese Anglicana do Recife.

Viver em Santo Aleixo não é fácil para ninguém, mas especialmente para as crianças e adolescentes, que são os mais vulneráveis para todas as mazelas ali existentes, conseqüência do abandono por parte do poder público. Jaboatão dos Guararapes teu nome registrado na história do Brasil por ter sido palco de uma das sangrentas batalhas que deu início ao conceito de pátria brasileira. Hoje, a cidade é dividida geograficamente: de um lado, os bairros voltados para o litoral pernambucano, que recebem as ondas do Atlântico e a maior parte do investimento público; do outro, a região suburbana, que convive com o lixo e o esgoto a céu aberto, com o ensino público deficiente, os serviços precários de saúde e a total falta de segurança. É neste contexto de violação cotidiana dos direitos humanos que Débora nasceu, foi criada e abraçou a fé cristã.

É com esse contexto de injustiça e de desigualdade que o grupo de jovens da Igreja na qual ela congrega se depara todos os dias. Nós últimos tempo, o grupo começou a refletir em como fazer com o Evangelho seja realmente uma boa nova para as pessoas que moram ali, que traga não somente consolação espiritual, mas também justiça, paz e fraternidade. Foi justamente enquanto discutiam essas questões, que os jovens dos PDAs de Recife lhes apresentaram a metodologia MJPOP (Monitoramento Jovem de Políticas Públicas). Débora se identificou de imediato, pois percebeu que essa ferramenta ajudaria muito a alcançar as melhorias que ela tanto deseja para sua comunidade. Em outubro, o grupo resolveu aderir a essa proposta e, nas palavras dela, “o MJPOP já trouxe um maior entrosamento dos adolescentes com os moradores do bairro, além do conhecimento sobre as necessidades da comunidade e os direitos que nós temos”.

“O MJPOP fez uma grande diferença na minha vida! Hoje, me sinto mais responsável, preocupada com a efetivação das políticas públicas aqui em Santo Aleixo. Agora, além dos meus sonhos particulares, tenho o sonho de ver minha comunidade avançar e que eu possa ver esse avanço daqui a alguns anos. Depois que eu conheci essa metodologia, acredito que a melhoria na qualidade de vida é possível e que devo, pelo menos, tentar mudar a realidade da minha comunidade”.

É isso que o MJPOP se propõe a realizar na vida dos adolescentes, dos jovens e dos grupos que eles participam. Assim como a Débora, todos precisam acreditar que transformar é possível. Depois, os elementos e passos da metodologia favorecem ações concretas que dinamizam a mobilização comunitária, o trabalho em rede e o controle social sobre as políticas públicas e o orçamento público. A medida em que adolescentes e jovens se integram com os líderes comunitários, com as associações comunitárias, igrejas e com os prestadores de serviços para construir uma realidade diferente, em que a cidadania seja plena para todos, nesse mesmo instante esse novo mundo já começa a acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário